.: Dicas para compor uma musica

1 de out. de 2011

Dicas para compor uma musica


Resumo
Não existe uma fórmula perfeita para escrever a letra de uma música, mas conhecendo alguns métodos e detalhes técnicos você terá mais facilidade na hora de compor.

                         
Passos

1
A estrutura básica de uma música popular é feita por estrofes, refrão e final. Mas é claro que você pode modificá-la.
2
Escolha um tema para abordar na letra. Não tenha medo de usar temas convencionais.
3
Faça sua opção por um ponto de vista para tratar o assunto. Falar em primeira pessoa (eu) e dirigir-se a alguém específico (você) são maneiras eficazes de gerar identificação com os ouvintes.
4
Você pode apresentar vários pontos de vista na mesma letra. Muitas letras de rap e reggaeton contam uma história usando várias "pessoas".
5
Se você preferir contar uma história, desenvolva a narração ao longo da letra.
6
Pense em um destinatário na hora de escrever a letra. Embora existam temas universais, não é a mesma coisa falar para um garoto de 12 anos que para uma mulher de 40.
7
Use palavras do seu vocabulário cotidiano e/ou que combinem com o estilo que você quer dar à letra. A escolha do vocabulário muitas vezes define o estilo de uma música.
8
Você pode escolher um padrão métrico para os versos e trabalhar sobre essa base. Se você prestar atenção, muitas músicas pop e de rock têm versos de oito sílabas.
9
Se você quiser fazer uma letra com rima, evite as muito comuns (amor-dor, coração-canção), a menos que você queira explorar esse recurso propositalmente.
10
Não descarte os jogos de palavras, porque ao serem cantados eles são fáceis de memorizar.
11
O refrão deve ser o momento mais marcante da sua letra. Deve conter frases simples e fortes, próprias para serem lembradas e repetidas.
12
O final deve marcar um clímax tanto na música como na letra.
13
Preste atenção nas letras de música que mais emocionam você, leia-as e observe os elementos em comum entre elas.
14
Se você compuser com um músico, peça a ele para improvisar uma melodia e escreva a partir dessa inspiração.
Importante
  • Estude os códigos e a tradição de vocabulário dos gêneros musicais do seu interesse, para adotar a mesma linha ou usar variantes.
  • Nem sempre as letras contam histórias: você pode trabalhar com imagens ou sensações.
Experimente escrever uma série de letras que construam um mesmo imaginário ou uma história em várias partes. Você estará criando o seu próprio universo.

0 comentários:

Postar um comentário

. © 2013. Design by :AbaseDesigner Sponsored by: Tutorial87 Commentcute